terça-feira, 2 de outubro de 2012

EIXO 2 do Curso: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL: A ação de planejar no interior da Escola

Sejam bem-vindos!

Este espaço foi criado para partilhar os diferentes blogs criados nas oficinas do segundo eixo do curso INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL: A ação de planejar no interior da Escola.
Este eixo previa a elaboração de um blog pelo professor cursista e a organização do conteúdo de uma aula, ou mais, do planejamento de novembro/2012. Alguns professores já possuíam a prática desse recurso, outros, tiveram nessa atividade sua primeira experiência. Porém, o que realmente importa é a disposição de todos os envolvidos para que esta atividade se concretizasse com os merecidos créditos.
Esperamos que a navegação pelos links aqui disponibilizados seja prazerosa e repleta de novos aprendizados.
Disponibilizamos uma página para cada município. Assim, todos poderão ter acesso ao blog de colegas de outras escolas e cidades que mesmo não estando num mesmo local, possuem um ponto em comum: a participação no mesmo curso e o aprender com as Tecbologias.
A todos os professores que investiram em seu aprendizado fazendo desse recurso uma nova dinâmica para seus alunos, nossos sinceros parabéns!


95 comentários:

  1. Momentos de reflexão são sempre importantes e nos motivam para continuarmos com o nosso trabalho diário. O curso nos oferece acesso a vários recursos, dos quais muitos deles já utilizo, porém é sempre momento de reaprender e buscar novas estratégias. O desejo de sempre fazer melhor nos motiva a pesquisar e incorporar novas formas de desenvolvimento para as aulas.

    ResponderExcluir
  2. O curso está sendo muito bom,pois todo conhecimento adquirido faz com que a cada dia seja de grande aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. O curso, está contribuindo para o melhoramento da minha aprendizagem, complementando meu conhecimento, dispertando para a elaboração de aulas mais interessantes para o aluno, utilizando recursos tecnológicos, como, videos, projetor, entre outros.

    ResponderExcluir
  4. Estarmos refletindo sobre o nosso trabalho é uma maneira de melhorarmos cada dia mais, por isso o curso está sendo de grande valia,pois estamos buscando os recursos que estão na midia e eu não os utilizava, e com o curso estou percebendo que eles podem contribuir para uma melhor aprendizagem aos meus alunos.

    ResponderExcluir
  5. O curso é de grande importancia para que eu enriqueça minhas aulas, onde estarei levando para sala, aulas dinâmicas e enriquecidas de conteúdos práticos com a utilização de alguns recursos como: blogs, site, links, pesquisas, slides, jogos, etc....Onde os alunos possam cada vez mais se interessar e compartilhar com os demais colegas dentro da sala o que aprendeu.

    ResponderExcluir
  6. O ser humano está em constante aprendizagem, e como professora sinto a necessidade de buscar sempre melhorar, e este curso está ampliando horizontes e dando oportunidade de utilizar de novas ferramentas para diversificar as aulas.

    ResponderExcluir
  7. Como coordenadora pedagógica,o curso tem contribuido com aquisição de conhecimento pessoal e para auxiliar o professor com sugestões na melhoria da qualidade das aulas e tenho observado que as tecnologias tem sido inserida em seus planos com mais desprendimento e autonomia.,.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza o curso abre possibilidades que até então não tínhamos, por falta de conhecimento ou ainda por falta de tempo. Enriquecer as aulas é tão importante quanto desenvolve-las, por isso, aprender a manusear os recursos tecnológicos é fundamental e mais fazer uso deste aprendizado na hora de planejar as aulas proporcionará aos alunos aulas mais atrativas e produtivas.

    ResponderExcluir
  9. O curso está sendo de suma importância, pois vem contribuído na formulação de uma metodologia dinâmica e iterativa com a utilização de recursos como vídeos, pesquisas, slides, blog, jogos, etc, o que proporciona uma maior enriquecimento nas aulas, bem como maior interação entre professor/aluno.

    ResponderExcluir
  10. Enquanto professor regente o curso disponibiliza muitas informações sobre o ato de planejar, como planejar bem utilizando as mídias e inovando nossos planejamentos. Acredito que esse curso será um sucesso para todos que estão realizando pois ele está proporcionando dicas e nos moldando como utilizar a tecnologia a nosso favor dentro do ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  11. O curso vem proporcionar para nos professores uma melhora considerável no enriquecimento das nossas aulas,mostra um caminho enriquecedor no planejamento e desenvolvimento das aulas na STE, onde utilizo recursos como jogos, vídeos e etc, que torna minhas aulas mais interessantes e menos cansativas e de melhor qualidade.O blog antes não fazia parte do meu planejamento, agora com os estudos deste eixo pretendo utilizá-lo como mais uma ferramenta pedagógica

    ResponderExcluir
  12. O curso está proporcionando a utilização de novas ferramentas como o blog, onde é possível postar vídeos, links, atividades elaboradas no formulário do google docs, o que tem atraído bastante a atenção dos alunos, e venho aprimorando meus planejamentos com novos recursos midiáticos.O curso é um incentivo para o desenvolvimento de novas metodologias para enriquecimentos das aulas.

    ResponderExcluir

  13. Só tenho agradecimentos e elogios a fazer sobre o curso de Tecnologia. A professora é muita atenciosa e nos ajudou muito. Acredito que este curso é necessário para o meu trabalho de professora. Estou muito feliz por ter conseguido aprender muitas coisas novas e principalmente ter aprendido a calcular as médias dos alunos no Calc. A partir desse ano vou dar adeus ao sofrimento de ficar calculando média por média. Agora, tudo será resolvido fácil e rápido. Que maravilhosa coisa eu pude aprender! Curso excelente. Parabéns ao curso e principalmente pela paciência e dedicação da professora Náubia.

    ResponderExcluir
  14. O curso até o momento tem ampliado meu campo de visão em relação ao uso das tecnologias pois o Blog nos permite não somente armazenar as nossas atividades como eu usava até o momento.
    Agora estou descobrindo outros recursos possíveis de trabalho com os alunos.
    Por este motivo o curso Ação de Planejar no Interior da Escola torno-se mais atraente, fazendo com que eu queira saber mais.

    ResponderExcluir
  15. Afirmo com certeza que o curso tem contribuído e proporcionado ao educador um grande avanço na prática pedagógica, pois confesso que houve uma renovação fantástica na preparação do planejamento com o uso das tecnologias no cotidiano em sala de aula. É uma ferramenta relevante que ajuda na construção da aprendizagem.
    Foi a minha primeira experiência com Blog e estou encantada, precisamos voltar a "Aprender a Aprender".

    ResponderExcluir
  16. Ao decorrer do curso podemos afirmar que ele amplia nosso conhecimento, passamos a interagir com outros colegas de trabalho ampliando nossas amizades e dividindo conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo cara colega,pois interagimos e nos ajudamos umas as outras,e a verdade é "aprender e aprender".

      Excluir
  17. Este curso é de suma importância para nós professores,pois esta ampliando mais nossos conhecimentos e com isso enriquecendo mais as minhas aulas.Somente elogios a este curso de tecnologia.Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Esse curso é de suma importância,pois é uma maneira de inrriquecer meu planejamento de aula usando várias metodologia de ensino, buscando cada vez mais o conhecimento na área tecnológica.

    ResponderExcluir
  19. Esse curso é de grande importância para que eu enriqueça minhas aulas.
    Estou descobrindo muitas coisas importante para o meu dia dia , onde estarei levando para sala de aula.
    Parabéns ao curso e meu professor ALOISO pela sua dedicação...

    ResponderExcluir
  20. Todo professor deve ter em mente que é um eterno aprendiz. E por isso deve buscar conhecimento constantemente. Este curso (Eproinfo) vem de encontro aos anseios da maioria dos educadores, ou seja, orienta nossa prática pedagógica de acordo com os avanços tecnológicos vigentes.

    ResponderExcluir
  21. "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)
    Penso que nós educadores temos que nos alimentarmos sempre desta fonte todos os dias.Educar: é ter a vontade de aprender.

    ResponderExcluir
  22. Este curso esta sendo maravilhoso estou tirando um otimo aprendizado sobre a tecnologia em sala de aula ele nos mostra como é facil e tem bom aproveirtamento e desemplenho dos alunos atraves de links, pesquisas e videis em minhas aulas....

    ResponderExcluir
  23. É importante ressaltar o curso e a tecnologia, visto que ambos nos levam à aprendizados fundamentais nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  24. Essa ferramenta tem uma base muito solida. O curso ta sendo muito satisfatório.

    ResponderExcluir
  25. Neste curso estou aprendendo várias formas de me inteirar com o saber tecnológico, antes não sabia quase nem manusear um mouse, tinha medo, hoje já estou me familiarizando com os recursos tecnológicos e inovando minha pratica educacional, há muito a aprender. Nunca tinha utilizado o blog, é uma ferramenta que nos orienta a brilhantar na área tecnológica, fiquei radiante com esse novo aprender.

    ResponderExcluir
  26. O curso tem contribuído com nossa prática pedagógica. Sanando dúvidas e nos colocando em contato com outros colegas, de outras escolas e municípios.

    ResponderExcluir
  27. Este curso está nos impondo vários desafios e nos levando a refletir sobre a nossa prática como professor, sobre o quanto ainda podemos ensinar e o quanto ainda temos para aprender.

    Sócrates já dizia: "Só sei que nada sei."

    ResponderExcluir
  28. Através deste curso estou aprendendo a utilizar os recursos tecnológicos, a cada instante percebo que há muito o que aprender e através dele, estou enriquecendo meus conhecimentos para utilizar as ferramentas em sala de aula com atividades inovadoras e prazeirosas.

    ResponderExcluir
  29. Estou gostando muito deste curso, A Educação digital, está me auxiliando nos meus planejamentos me trazendo novos conhecimentos . A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos. Dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos grandes desafios de hoje, para os profissionais da educação.
    É a primeira vez que estou trabalhando com o blog e estou curtindo muito com certeza ele nos oferece novos horizontes para nos trilhar. Eu tenho uma ótima professora . Muitos recursos são utilizados para que se obtenha êxito na aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor."
      (Padre Antônio Vieira)
      Estou amando o curso, pois nos interagimos com outras pessoas, trocamos experiências e aprendemos muito.
      Trabalhar com o Blog foi o máximo, e muito proveitoso para nós Progetec trabalhar dentro da escola inovando o ser perfil.
      Com essa inovação da tecnologia o professor é um participe pro-ativo e as aulas ficam diferentes e mais interessantes.

      Excluir
  30. Está sendo uma experiência muito gostosa participar deste curso. Eu já tive contato com este tipo de mídia na época da graduação, mas tinha perdido o interesse em utiliza-lo.
    Depois de ajudar alguns colegas do curso a criarem os seus blogs, a vontade de partilhar alguns conhecimentos na área em que atuo despertaram em mim a vontade de rever alguns conceitos da Biologia, ou seja, voltei a me inserir na educação e quero aprender a aprender mais e mais a utilizar estes recursos pedagógicos.

    ResponderExcluir
  31. Este curso está propiciando uma fonte enorme de aprendizado, mais especificamente na área tecnológica. Gostei muito de criar o meu blog, de postar minhas ideias e pensamentos e vi que há muitas possibilidades de compartilhar e buscar novidades através das mídias. Sem falar que é muito importante o trabalho de nossos estudantes utilizando esses recursos.

    ResponderExcluir
  32. Diante do mundo globalizado que estamos vivenciando torna se estremamente necessario se inserir no contexto tecnologico. Entretanto a experiência de estar participando do curso é satisfatório pois este nos da um norte para rompermos barreiras e encarar de frente as novas propostas educacionais que vem se transformando diante da modernização, assim contribuindo com a proposta de novos paradigmas educacionais.

    ResponderExcluir
  33. A união faz a força, se todos se envolverem neste curso serão muitas as descobertas, pois o mundo que estamos vivendo hoje nos exige muita tecnologia, tecnologia esta que será útil em nossas vidas, com este curso poderemos romper várias barreiras.É minha primeira experiência com o blog, já havia pesquisado várias vezes em outros blogs para complementar os meus conhecimentos e os planejamentos,é muito interessante.

    ResponderExcluir
  34. Estou gostando muito de participar deste curso,ele vem enriquecer o planejamento, com os recursos tecnológicos,temos opção de melhorar o aprendizado dos alunos.
    Esta é a primeira vez que estou trabalhando com blog, é uma experiência diferente,vem inovar e contribuir para um bom aprendizado.

    ResponderExcluir
  35. Por meio deste curso senti a necessidade  de inovar para novos rumos, visto que a tecnologia esta batendo em nossa porta e temos que mudar, pois os alunos acompanham essa evolução do computador por meio da internet e pelo celular.
    Minha primeira experiência com blogs foi emocionante, agora certifico que sempre é bom mudanças, podemos postar informações para repassar para os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. O curso é muito importante porque hoje quem não se atualiza vai ficando para trás as pessoas precisam estar sempre atualizada, sabendo cada vez mais e aprendendo a usar as ferramentas que a informática nos proporciona como instrumento de apoio ás matérias e aos conteúdos lecionados.

    ResponderExcluir
  38. "Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."
    Leonardo da Vinci
    O curso está muito interessante nos interagindo com as tecnologias, já tive contato e sempre estou tendo pois no mundo globalizado em estamos vivendo não podemos deixar o mundo tecnológico de fora, e a cada momento aprendo mais com esse curso e aumenta ainda mais meu interesse em integrar no mundo virtual. A tecnologia faz parte de toda nossa vida até mesmo nos momentos de lazer, nos ajuda a trabalhar os conteúdos de maneira mais atual e criativa para que os alunos tenham um bom aprendizado.

    ResponderExcluir
  39. Esse curso, com certeza, está contribuindo bastante para que eu desenvolva aulas mais dinâmicas, utilizando os diversos recursos tecnológicos que tenho à disposição. Gosto de trabalhar de forma diversificada, mas não tinha muito conhecimento da parte tecnológica, sabia apenas o básico. Agradeço muito à professora do curso por ter me incentivado, e até insistido para que eu o fizesse, pois graças a isso pude ampliar o meu conhecimento quanto aos recursos tecnológicos e, ainda, enriquecer as minhas aulas.

    ResponderExcluir
  40. Está sendo uma experiência muito gratificante. Este curso está me proporcionando uma fonte melhor de aprendizado, mas especificamente na área tecnológica. Tive uma certa dificuldade em criar o blog e postar minhas idéias e pensamentos.

    ResponderExcluir
  41. Apesar de ter muitas dificuldades em trabalhar com as tecnologias, acredito que esse é o caminho, então terei que me esforçar cada vez mais para adquirir conhecimentos sobre como manusear o mouse, como postar, colar. As tecnologias hoje é uma realidade e todo professor precisa conhecer e aplicar essas ferramentas no seu dia-a-dia na sala de aula. É minha primeira experiência com blogs, é uma ferramenta muito interessante e precisa ser explorada.

    ResponderExcluir
  42. A CRIAÇÃO DO BLOG FOI MUITO COMPLICADA, POIS TEM VÁRIOS DETALHES PARA SE CHEGAR A CONCLUSÃO. AGORA QUE JÁ SEI TORNOU-SE MAIS FÁCIL. ACHEI O MÁXIMO PODER FALAR DO QUE GOSTO, COM OS OUTROS COLEGAS E PODER OBTER RESPOSTA. O CURSO É MUITO INTENSO CONSOME MUITO TEMPO E DEDICAÇÃO.MAS ESTOU ADORANDO.

    ResponderExcluir
  43. O curso está sendo muito útil,estou me aperfeiçoando a cada encontro, pois através dele estou adquirindo mais conhecimento para minha prática profissional.

    ResponderExcluir
  44. Está sendo uma experiência nova, onde estou desenvolvendo habilidades antes desconhecidas e que agora está me auxiliando muito nas aulas, com vídeos, filmes.

    ResponderExcluir
  45. O curso está contribuindo para o meu desenvolvimento, tenho um pouco de dificuldades com a tecnologia mas está sendo muito gratificante, me esforço um pouco mais pois tenho que aprender, adquirir mais conhecimentos no meu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  46. O curso tem me ajudado na elaboração de minhas aulas, e proporcionado uma maior aproximação entre alunos e tecnologia, os quais estão adorando. Nossa dificuldade é a conexão com a internet mas mesmo assim nossa tutora e projetec tem se esforçando muito para suprir nossas necessidades. O momento do curso colabora também com a aproximação de educadores, onde trocamos idéias e esperiencias

    ResponderExcluir
  47. Está sendo uma experiência gratificante, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas. Mas aos poucos estou adquirindo habilidades ao desenvolver novas atividades pela internet para o enriquecimento do meu trabalho em sala de aula para os meus alunos.

    ResponderExcluir
  48. Ninguém sabe tudo ninguém ignora tudo...(Paulo Freire)

    Gosto muito desse pensamento,pois traduz exatamente o que penso. A evolução tecnológica vem nos auxiliando cada vez mais. E devemos nos atualizar para não ficarmos ultrapassados mesmo pensando que sabia muito em informática vi que não sei praticamente nada, mas aprendi muitas coisas com este curso meu blog desde 2008 estava parado conseguimos recuperá-lo e deixamos ele bem legal, a prática em sala de aula também muda pois com o pensamento modificado queremos mostrar tudo aos pequenos estudantes que como nós adoram novidades.

    ResponderExcluir
  49. Pra mim o curso está sendo uma descoberta muito grande, pois quando a gente pensa q tá sabendo tudo sobre a internet, descobrimos q ainda sabemos pouco, pois cada dia tem algo novo para aprendermos a utilizarmos pra beneficio da educação, atravês da tutora do curso e do projetec, aprendemos a superar as dificuldades e a inserir esse meio tecnologico em nossas aulas.

    ResponderExcluir
  50. Através deste curso estou perdendo o medo e aprendendo mais, o uso das tecnologias amplia nossos conhecimentos e em sala de aula contribui no processo ensino apredinzagem. Foi a minha primeira experiência com Blog. Estou muito feliz.

    ResponderExcluir
  51. Para mim está sendo um desafio este curso, uma vez que falta tempo, tenho dificuldades no uso das tecnologias, principalmente em sala de aula; mas estou aqui, firme, disposto a aprender e inovar minhas aulas. O Blog eu não conhecia, quantas novidades o professor pode utilizar em sala de aula com seus estudantes, estou gostando muito do curso e aprendendo cada dia mais. Obrigado PROGETECS.

    ResponderExcluir
  52. A princípio, pareceu-me difícil, pois até conseguir montar meu blogger, demorei a compreender, mas depois observei que o curso tornou-se fácil e que também poderá ajudar futuramente a mim, meus colegas de trabalho, como também a meus alunos, estou gostando do curso. Agradeço a minha PROJETEC - Edna, pelo seu desempenho e paciência.

    ResponderExcluir
  53. Este curso nos permite um conhecimento maior, nos proporcionando uma maior utilização das tecnologias em sala de aula, até mesmo com a criação do blog que nos auxilia em sala, estou muito feliz com a oportunidade de aprender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  54. O curso: Ação de Planejar no Interior da Escola,veio na hora certa para superar dificuldades na elaboração do planejamento. O professor tem que ser hoje um inventor de metodologias.

    ResponderExcluir
  55. O curso para mim está sendo muito satisfatório e esclareceu muito as ações dentro da escola me ajudando na elaboração de planos de aulas.

    ResponderExcluir
  56. O curso envolveu os professores de uma forma prazerosa tecnologicamente.Percebemos que houve mais busca e compromentimento de todos os envolvido nesse processo EDUCATIVO na STE. Os professores estão fazendo acontecer realmente a efetivação de um aprendizado qualitativo e concretizando os seu saber pedagógico.Portanto o que ganhamos com este curso, foi um investimento de alto teor no aprendizado tecnologico geral no interior desta Instituição Escolar.

    ResponderExcluir
  57. Esse curso me trouxe um alívio nas atividades diferenciadas na STE, pois muitas vezes tinha dúvidas de como realizar os trabalhos com a inserção de tantas tecnologias. Sinto-me envolvida com o curso devido aos esclarecimentos sobre metodologias, em especial na STE. A concretização das atividades pedagógicas seja na sala de aula ou na STE me realiza profissionalmente, pois meu objetivo é uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  58. Este curso tem contribuído para inovar a minha prática pedagógica proporcionando interação com os recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  59. O curso tem contribuído com aquisição de conhecimentos e veio para auxiliar o docente com sugestões para melhorar a qualidade das aulas.

    ResponderExcluir
  60. Nós como professores precisamos caminhar lado a lado com as tecnologias, o uso do blog é uma inovação para o professor, além de permitir o uso desse diário virtual com os alunos, o professor pode utilizar esta ferramenta para estimular a pesquisa e a troca de saberes. Estou conhecendo o blog através deste curso e estou gostando de trabalhar com esta ferramenta, como professora do Ensino Médio quero explorar de forma criativa os seus recursos.

    ResponderExcluir
  61. Este curso trouxe a todos nós professores uma nova forma de aprendizagem e consequentemente uma diversidade metodológica para nossas aulas na STE; podendo passar para nossos alunos uma aula mais dinâmica e organizada através da manipulação dos blogs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou adorando este curso, gosto de desafios, nos ajuda a crescer profissionalmente, serve para nos interagir com os meios de comunicação, esta é minha primeira experiência com o blog e acredito que o professor pode utilizá-lo para inovar suas aulas, eu como coordenadora aprovo esta ferramenta.

      Excluir
  62. A participação no curso está sendo muito importante, estou aprendendo meios de comunicação eficazes para auxiliar o desenvolvimento de um bom trabalho. A utilização do blog em sala de aula será uma ferramenta de interação de todos, tanto professores quanto estudantes, através de comentários e postagens de material e informações, o qual proporcionará uma aula diferenciada e prazerosa. A partir deste recurso, cabe a nós professores buscar novos meios para conseguir atingir nosso maior objetivo, a aprendizagem de todos estudantes.

    ResponderExcluir
  63. Estou gostando muito deste curso porque veio ao meu encontro de expectativa de novos desafio na eduacação, esta renovando o meu conhecimento e contribuindo para me atualizar com o uso das tecnologias. Estou conhecendoo blog pela primeira vez, com isso estou aprimorizando minha aprendizagem ao uso de novas técnicas de ensinar em sala de aula. Nesta era digital precisamos rever nossos conhecimentos e adequar ao mundo virtual.

    ResponderExcluir

  64. Ao participar deste curso, vejo o quanto tenho crescido nesses avanços tecnologicos, tanto no conhecimento como no aprendizados. Um dos desafios que me encentivou a persistir foi o medo do computador e vejo que são meios que nos propociona a desafiar cada dia nosso desenvolvimento dentro das salas de aulas.
    O blog também, em sala de aulas terá um grande avanço e será uma das ferramentas mais usadas no decorrer dos anos, entre professores e alunos. Somente assim é possivel buscar essas mudanças dentro dos nosso objetivos.

    ResponderExcluir
  65. Todo conhecimento é bem vindo e não ocupa espaço, só nos faz crescer... Ação de planejar é muito importante para o processo de ensino, o curso foi sim mto enriquecedor, porém poderia ter focado mais no ato em si de planejar, o que hj é a principal dúvida dos nossos professores!

    ResponderExcluir
  66. Creio que o curso possibilitou aos cursista a oportunidade de adquirir mais aprendizado no contexto da inserção de tecnologias e recursos midiáticos no planejamento, e valeu muito a pena! Por outro lado, recebi algumas críticas de meus colegas cursistas (professores e coordenadores) que gostariam que o curso tivesse enfatizado mais a questão do Planejamento On Line em si, como fazer, que maneira a SED quer um plano de aula correto, pois esta é a grande dúvida. Segundo eles, foi contemplado muito a questão das tecnologias como um todo, e que a principal dúvida dos mesmos era o "bendito" PLANEJAMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso contribuiu muito para enriquecer meus conhecimetnos, principalmente no campo tecnologógico, onde possuo mais dificuldades. Mas gostaria que o curso fosse mais voltado par ao Plano de Aula que é a queixa dos colegas professores.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  67. O curso teve seu ponto alto ao levar o educador a planejar utilizando os recursos midiáticos e tecnológicos, e mostra que há muitos recursos para enriquecer o aprendizado dos alunos. Mas, a maioria dos professores gostariam de um curso voltado em como fazer o PLANEJAMENTO, pois estão com dificuldades em fazê-lo.

    ResponderExcluir
  68. Sim, o curso contribuiu muito para os professores porque através do planejamento das aulas aliado à utilização de novas tecnologias e mídias contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

    ResponderExcluir
  69. Embora seja eu Coordenadora Pedagógica, tenho a dizer que o curso tem sim contribuído para melhorar a elaboração dos planos de aula, pois os professores tem utilizado mais os recursos midiáticos conforme pudemos observar na análise dos mesmos.

    ResponderExcluir
  70. Este curso contribuiu e muito nas elaborações de planos de aulas, pois os professores compreenderam o quanto é prático e fundamental a utilização de recursos midiáticos, facilitando assim os trabalhos a serem executados.

    ResponderExcluir
  71. Sim,embora eu tenha ainda encontrado dificuldades para inserir em meu plano de aula novas tecnologias e mídias,considerei o curso satisfatório haja vista que tais recursos contribuiu de forma positiva tornando o conteúdo mais atrativo com vistas a maior compreensão dos conteúdos e trabalhos propostos.

    ResponderExcluir
  72. O Curso contribuiu e contribui e muito, pois veio como facilitador para somar ao fazer pedagógico do docente, pontuado links, tendo em vista os recursos tecnológicos e midiáticos antes não utilizados, dentre:blog, portal do professor, internet e outros. E, hoje a introdução digital faz parte do cotidiano da sociedade.

    ResponderExcluir
  73. O curso sem dúvida contribuiu para a melhoraria e compreensão do meu planejamento escolar. Pude entender melhor como funciona o planejamento on-line, agora usado pela SED/MS. No decorrer do curso me aventurei por "mares ainda não navegados" e foi muito legal e instrutivo. Bom estou muito feliz, pois finalmente criei o meu Blog Escolar; o uso da STE, computadores, notebook, aparelhagem de som, a pesquisa na web, links, vídeos, enfim foi uma miscelânia de aprendizado. E agora com a finalização dessa etapa estou na fase reflexiva da minha práxis-tecnológica e sei que terei muitos "oceano para navegar" e este é o meu desafio dos próximos anos.

    ResponderExcluir
  74. Esse curso oferecido pelo governo estadual veio de encontro com as necessidades do fazer prático e pedagógicos dos docentes,tendo em vista as mídias tecnológicas quase que presentes nas escolas e salas de aula ,penso que esse curso é de grande valia ,pois os professores atualmente é impossível trabalhar sem esses recursos midiáticos tão presentes no nosso dia -a -dia.Deixo aqui registrado o meu muito obrigado aos colaboradores do curso ,em especial a tutora Eunice Camargo pela excelente oportunidade e a competência com que ministra o curso;não menos merecido o Progetec Nilton Conte.

    ResponderExcluir
  75. Olá! Meu nome é Marta e sou coordenadora de área de Língua Portuguesa na Escola Bom Jesus de Três Lagoas.
    O curso contribuiu muito, pois posso auxiliar e acompanhar o trabalho dos professores na STE, além estimulá-los a utilizar os recursos midiáticos de que a escola dispõe, aprendi a criar blogs e fiz um do projeto que desenvolvi na escola com os alunos do Ensino Fundamental 1, o "Projeto Leitura Fora da Sala de Aula", os alunos se sentiram muito valorizados por verem suas atividades postas e acessadas por pessoas de todo o Brasil. O endereço do blog é: http://www.projetodeleituraeebj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  76. O conteúdo do curso, nos seus módulos, são muito ricos de informações. A experiência com o blog me deixou cheia de ideias de como utilizá-lo no plano de aula. Espero conseguir melhorar a minha postura pedagógica a partir dos conhecimentos adquiridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou professora coord. Além das Palavras Poliana Faustino, atuo na escola Ernesto Rodrigues. Gostaria de deixar registrado que o curso contribui muito para eu entender, de fato, a importância das tecnologias e recursos midiáticos na contrução do conhecimento. Tive a oportunidade de conhecer vários mecanismos que podem me auxiliar em aulas mais dinamicas, tanto para repassar aos meus colegas professores, como também nas minhas aulas.

      Excluir
  77. O curso foi bom para ver a importância de uma aula bem planejada para o processo de ensino-aprendizadem. E com isso saber a hora certa de usar e como usar os recursos tecnologicos presentes na escola.

    ResponderExcluir
  78. O curso apresentou idéias importantes, pois nele o professor poderá ter uma melhor didatica digital para saber usa-la de maneira mais correta com os alunos.

    ResponderExcluir
  79. Estou encantada com tudo isso. Este curso veio enriquecer e propiciar a utilização de recursos que inovam a forma de dar aula e desenvolver atividades criativas. O conteúdo é inovador e através das leituras percebi que ha muito a fazer. O Blog é uma ferramenta maravilhosa, minha experiência está sendo fascinante, acredito que vou explorar muito esta ferramenta, pois como escritora vou publicar minhas obras e viagens pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  80. O curso foi bom, pois descobrimos um universo riquíssimo e infinito de possibilidades tecnológicas que podem ser usados na educação, fazendo diferença no dia-a-dia sem fugir do referencial curricular.

    ResponderExcluir
  81. Este curso foi imprescindível para aprendizado dos recursos tecnológicos e midiáticos em sala de aula. Tanto o professor quanto o estudante podem usufruir juntos do conhecimento disponibilizado pela web, tornado as aula mais atraentes.

    ResponderExcluir
  82. O ato de planejar representa carinho e dedicação ao que iremos apresentar aos nossos estudantes. O curso trouxe reflexões importantes a cerca do nosso fazer pedagógico e a importância da utilização dos recursos mediáticos na sala de aula. Mostrou-nos que planejando é possível aplicarmos de formas mais dinâmicas, conteúdos que muitas vezes são considerados massantes aos estudantes.

    ResponderExcluir
  83. Este curso contribuiu para nós educadores, principalmente para refletirmos sobre nossas ações no âmbito escolar. Um "ponto de encontro" de pessoas e grupos que compartilham experiências, documentos, concepções e valores para quem busca o incremento, do seu jeito de ensinar.

    ResponderExcluir
  84. O curso foi de suma importância para tornar nossa prática pedagógica mais eficaz,pois o uso das Tics no cotidiano e fundamental para a efetivação desse trabalho.

    ResponderExcluir
  85. Concerteza o curso tem contribuido e muito para que os recursos possam estar de fato no cotidiano das aulas, e tornando assim as aulas mais prezerosa e mais significativa, tenho usado constantemente, videos em projetor multifuncional baixados , uso também slides ppt, doc, projetor, dvd, tv led cd, noot book, filmadoras , máquina fotográfica digital e tudo que envolve a tecnologia em nossa escola.

    ResponderExcluir
  86. tenho usado constantemente, videos em projetor multifuncional baixados , uso também slides ppt, doc, projetor, dvd, tv led cd, noot book, filmadoras , máquina fotográfica digital.
    E tenho que agradecer a oportunidade de poder aprender dia após dia , mestre é aquele que derrepende aprende também.Obrigada!

    ResponderExcluir
  87. Muito importante este curso parabéns a todos os responsáveis direta e indiretamente pois o conhecimento que tenho hoje é amplo quanto as tecnologias e utilizo as mídias tais como:videos em projetor multifuncional baixados , uso também slides ppt, doc, projetor, dvd, tv led cd, noot book, filmadoras , máquina fotográfica digital

    ResponderExcluir
  88. A sim a tecnologia está presente e realidade, então nos enquanto professores sempre estaremos aliados e caminhando de mãos dadas com a época de informação e tecnológica.

    ResponderExcluir
  89. A aprendizagem foi de muita valia, pois tenho pouco contato com as novidades tecnológicas e estou gostando muito. Quero continuar me envolvendo cada vez mais.Percebi e reconheço como o universo virtual possibilita inúmeras formas de envolver o aluno a ter mais interesse e prazer nos estudos dos conteúdos propostos.Com isso nós educadores temos que estar atualizados nesse processo tão desafiador e eu penso que inovador também.

    ResponderExcluir