CONTEÚDO_MOODLE_EIXO 2


Eixo 2 - A informatização dos planos de aula: planejamento online


2.1 Objetivos:

·         Facilitar o trabalho pedagógico dos professores e dos coordenadores pedagógicos no seu dia a dia;
·         Criar alternativas para a integração do fazer diário do professor com as novas tecnologias, possibilitando avanços em seu cotidiano;


 Professor (a), como já é de seu conhecimento, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) implantou, a partir de 1º de agosto de 2012, o Sistema de Gestão Pedagógica/Planejamento Online, uma
2.2 – Estrutura do sistema



2.3 Estrutura do plano de aula

 

O que é metodologia?


Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas aplicadas para um determinado fim. É o caminho percorrido, a maneira utilizada para atingir o objetivo.

Num plano de aula, a metodologia deve estar embasada numa intenção ampla do professor, quanto às questões filosóficas, psicológicas e culturais e restrita - quanto à aprendizagem dos conteúdos em si.
Por esta razão, é preciso que o professor ou a professora se pergunte quanto às suas intenções e tendências da escola.

Para refletir!

Como posso elaborar uma aula completamente expositiva, com o predomínio da fala do professor e do quadro e o silêncio dos alunos, se tenho a intenção de formar pessoas autônomas, críticas e reflexivas?
É incoerente, não acham?
Uma aula completamente expositiva,
 sem a participação dos alunos não vai favorecer a autonomia, mas a dependência no pensar e agir, tanto quanto a insegurança e a ingenuidade.

Por esta razão, deve-se levar em conta no fazer educativo, no cotidiano escolar estas questões, para garantir o alcance do objetivo desejado.


A Metodologia do Plano de aula, também chamada de Estratégia,  a nível de praticidade, deve conter três momentos básicos:

1. Motivação, ou provocação ou elemento detonador: trata-se do elemento utilizado para provocar a aprendizagem de determinado conteúdo. Pode ser uma cena de um filme, uma música, uma imagem ou uma dinâmica, por exemplo.

2. Análise e sistematização do conteúdo: É o momento da aula em si.  Veja o exemplo:
Ex: Diálogo sobre o sentido, a definição e o utilitarismo da disciplina, partindo do conhecimento prévio dos alunos.
Sistematização dos conceitos e objetivos da disciplina no quadro.
Leitura discursiva de um texto atual (em grupo);
Responder questionamentos a partir das discursões e do texto.
Verificação das respostas no quadro (ou oral).
Atividade de classe: Responder o exercício do livro, pág.
Atividade de casa: Pesquisar o conceito da disciplina em diversos contextos.

3. Avaliação da aprendizagem: Observação das respostas do grupo; perguntas orais a respeito da aula




Leituras obrigatórias:
Acesse o portal do professor:
Link: orientações -Dicas para elaboração de aulas

Acesse o site do Educarede:
Link: O assunto é - Planejamento do Ensino

Material produzido por: Neuraci Vasconcelos Reginaldo




  

28 comentários:

  1. O curso tem contribuído e muito para a melhoria das minhas aulas, pois tenho pesquisado vídeos de aulas em sites no Google e tenho comentado com os meus alunos a facilidade desse tipo de recurso nos tempos atuais,que a internet não é somente msn,facebook e orkut.

    ResponderExcluir
  2. Com o avanço tecnológico, nós, professores, temos que nos adequar a este progresso e este curso nos ensina de maneira prática e coerente as inúmeras maneira que temos para planejar nossas aulas para a construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Só lamento o fato de termos pouco tempo para a preparação do planejamento...

    ResponderExcluir
  3. O curso tem contribuído muito para a melhoria do meu trabalho, pois adquiri conhecimento relacionado a tecnologia que me auxiliará no acompanhamento do planejamento online.

    ResponderExcluir
  4. O curso tem me proporcionado momentos de reflexão quanto ao meu ato de planejar e minha práxis. É a primeira vez que faço um blog e confesso estou tomada por emoções e desafios, tudo ao mesmo tempo, pois não sei onde este novo caminho vai chegar. O século XXI é genuinamente tecnológico, espero poder contar com os recursos tecnológicos no meu cotidiano na sala de aula, como ferramentas que me ajudem na construção do processo de ensino apredizagem, assim espero poder aprender com as tecnologias e com meus estudantes. Estou feliz por me sentir provocada, pois assim tenho certeza que não ficarei parada no tempo e ultrapassada.

    ResponderExcluir
  5. O uso dos recursos tecnológicos proporciona ao educador e ao educando uma nova perspectiva no processo educativo, ampliando a prática pedagógica e proporcionando aos mesmos situações de aprendizagem rica, inovadora e significativa. Os recursos tecnológicos ajuda o professor a exercer o seu papel centralizador na aprendizagem do aluno, oportunizando aos mesmos a progredir em seus avanços pedagógicos.

    ResponderExcluir
  6. O curso tem contribuído muito, proporcionando momentos de reflexão principalmente no ato de planejar onde buscamos recursos tecnológicos que proporcionam aos educandos aulas prazerosas, dinâmicas, criativas e envolventes.

    ResponderExcluir
  7. O uso das mídias , tecnologias é desafiador , emociona buscar recursos para ser implantados, no nosso caso enquanto professor, nos planejamentos seja quinzenal ou mensal.

    ResponderExcluir
  8. Respondendo ao questionamento sobre os recursos utilizados.
    O que não falta portanto dentre as aulas e planejamentos é multimidia multifuncional , pois ele faz tudo Texto, Imagem, cd dvd,pen drive, Internet, projeta imagem , rede sem fio etc..
    Por meio desse recurso abre janelas para inserirmos mais e mais recursos no cotidiano!

    ResponderExcluir
  9. O curso tem contribuído para que os professores tenham acesso às novas tecnologias, já que o novo contexto social e escolar exige que o aluno e professor tenham contato com estas inovações.
    Refletir sobre a prática docente e buscar novos conhecimentos e metodologias se tornou no decorrer do tempo uma necessidade no cotidiano de um bom professor.

    ResponderExcluir
  10. O curso tem proporcionado nesse momento,em que estamos fazendo planejamento online, a oportunidade de melhor minha prática em sala de aula. Por meio dos recursos tecnológicos,pude compartilhar vídeos educativos com os alunos.

    ResponderExcluir
  11. O curso nos proporcionou uma série de recursos tecnológicos para facilitar e melhorar o desenvolvimento de nossas aulas, assim nossos alunos interagem melhor com as aulas e as aulas deixaram de ser monótona!!!!!E para nós professores esses recursos tecnológicos é de grande importância para estarmos sempre atualizados!!!!!Melhorando o desenvolvimento de nossas aulas e sua amplitude, generalizando melhor os conteúdos e o planejar desses conteúdos!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. A tecnologia para o professor planejar suas aulas,vem de encontro com o tempo pelo qual estamos vivendo, uma vez que a tecnologia tem avançado num processo muito rápido, trazendo ás crianças informações além do alcance até mesmo dos livros didáticos. É uma excelente oportunidade para o professor atualizar-se, dar uma continuidade nos seus estudos,haja visto que nós, professores não podemos jamais parar com os nossos estudos.

    ResponderExcluir
  13. O curso está proporcionado tranquilidade no meu trabalho laborial, pois enquanto coordenadora pedagógica, recebi muitas críticas ao analisar os planejamentos on-line, ouvi que eu estava exigindo muito dos professores. Hoje tenho plena consciência que não, estava realizando o meu trabalho. Fiquei feliz o dia que a professora estava realizando as leituras e me chamou e disse: "Está tudo aqui o que você solicita". Tenho plena consciência que contribuí para o crescimento de muitos docentes. Está valendo a pena!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O curso está muito interessante, sei muito sobre tecnologia, mas com o curso vi que sei muito pouco. Cheguei aprendendo o que ainda não sabia, criar meu blog. Está me dando dicas de armazenar informações de fácil acesso, e nas apresentações de vídeos, me mostrando que estou ainda no caminho certo em relação ao ato de planejar. Estou satisfeita!

    ResponderExcluir
  16. Como sou professor coautor estou aprendendo a passos lentos sobre planejamento online.Percebi que não é uma tarefa fácil,mas necessária se quisermos atender os avanços tecnológicos e motivarmos nossos educandos a se interessarem pelo conteúdo proposto e para que haja interação entre a turma e o professor.

    ResponderExcluir
  17. O curso tem feito que eu pare pra pensar no mundo virtual na hora de planejar minhas aulas de forma mais criativa e que proporcione a meu aluno uma forma de pensar e refletir sobre o assunto de maneira mais interessada. E com o curso eu também tenho tido a oportunidade de conhecer mais afundo sobre os recursos tecnológicos e midiáticos.

    ResponderExcluir
  18. Com o curso estou podendo me aperfeiçoar nos conhecimentos tecnológicos e midiáticos e também ajudado a melhorar a minha forma de planejar e poder conhecer um pouco mais sobre o conteúdo de história já que sou coautora com a professora Luciene em seu planejamento.

    ResponderExcluir
  19. Com o curso estou podendo me aperfeiçoar nos conhecimentos tecnológicos e midiáticos e também ajudado a melhorar a minha forma de planejar.O curso tem contribuído muito, proporcionando momentos de reflexão no ato de planejar, onde buscar recursos tecnológicos que proporcionam aos alunos aulas dinâmicas,e envolventes. Podendo visualizar novamente no blog dicas, vídeos, slides etc que foram apresentados.

    ResponderExcluir
  20. Sou coordenadora de área de Matemática, portanto para executar meu papel enquanto coordenadora estou constantemente envolvida com os recursos midiáticos, seja na análise de planejamentos online ou no auxílio aos professores na utilização desse recursos dentro da sala de aula para proporcionar uma aula diversificada e prazerosa para nossos educandos.
    Como cursista venho aperfeiçoar meus conhecimentos tecnológicos e aprofundá - los de acordo com meu trabalho.

    ResponderExcluir
  21. Como sou uma professora coautora,estou aprendendo com o curso sobre o planejamento online, já que não tive acesso a ele.penso que o curso é muito interessante para que no momento de planejar o professor possa refletir sobre este ato e inserir os recursos midiáticos,deste maneira criando no aluno a curiosidade de aprender sobre o conteúdo abordado.

    ResponderExcluir
  22. Sou professora de Matemática, com o curso estou podendo aperfeiçoar nos conhecimentos tecnológicos e mediáticos, tem feito que eu pare para pensar no mundo virtual na hora de planejar minhas aulas e que proporcione aos alunos uma forma de pensar e refletir sobre cada conteúdo estudado.

    ResponderExcluir
  23. O curso está sendo muito válido,pois estou adquirindo novos conhecimentos tecnológicos que vem a somar com a minha prática docente.

    ResponderExcluir
  24. Sou Professor do Curso Técnico em Informática Integrado com o Ensino Médio, e venho por meio deste, dizer o quanto está sendo fundamental a utilização de recursos tecnológico, tanto em Planejamentos, quanto em Planos de Aulas, os quais propiciam a organização dos conteúdos, bem como praticidade, sendo possível acessar conteúdos de forma centralizada. E também, recursos, tais como blogger, redes sociais... permitem a interatividade, os quais despertam interesses entre alunos, possibilitando a realização de trabalhos em grupo.

    ResponderExcluir
  25. Estamos num momento em que a tecnologia está mais presente em nossas vidas do que pensamos, mesmo os que se diziam 'aversos' a essa ideia aos poucos estão percebendo que não tem como fugir de tais recursos. Com o curso percebemos que podemos utilizar a tecnologia ao nosso favor, mudamos nossa visão quanto ao que podemos fazer com o que temos a nossa disposição e com isso deixar nossas aulas um pouco mais atrativas.

    ResponderExcluir
  26. O curso tem contribuido muito para o desenvolvimento dos meus planos, e até as diveras formas de aprendizagem se tornaram mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  27. O curso foi muito produtivo, adquiri novos conhecimentos, que fez com que minhas aulas tornasse mais interessante. Estou muito satisfeita pois o pouco que aprendi só tem a aumentar com a prática do dia a dia.

    ResponderExcluir
  28. O curso tem contribuído muito para o enriquecimento das minhas aulas. A partir do curso passei a usar vídeos e outros recursos tecnológicos que tem facilitado e melhorado o aprendizado dos alunos.

    ResponderExcluir