CONTEÚDO_MOODLE_EIXO 1


Eixo 1

1.1 – Apresentação: planejamento com tecnologias

                Atualmente, alfabetizar vai além do simples ato de ler e escrever. Somos a  cada dia interpelados pelos recursos tecnológicos e as consequências advindas da sua relação com o meio e conosco. Com isso, “o papel do professor muda cada vez mais: ensina menos, orienta mais, articula melhor” (MORAN, 2009).   
               Nesse contexto, o planejar do professor torna-se cada vez mais importante. Assim, na tentativa de fazer acontecer, de forma sistemática, o planejamento docente no interior das unidades escolares do Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Educação (SED), na condição de coordenadora de políticas e estratégias educacionais, em parceria com o Governo Federal, informatizou as escolas da Rede Pública Estadual de MS, e implantou, em agosto de 2012, o sistema de planejamento on-line.
               A partir de então você professor, para elaborar o plano de aula, passou a contar com a ferramenta do planejamento on-line, disponibilizada no endereço www.professor.ms.gov.br. Essa nova ferramenta trouxe facilidade, todavia além da apropriação dos recursos tecnológicos para a elaboração do seu plano, urge a necessidade de planejar com as tecnologias e também,  fazer uso dela no desenvolvimento de suas aulas. Isso vem ao encontro do que assevera Moran  quando salienta que “há uma exigência de maior planejamento pelo professor de atividades diferenciadas, focadas em experiências, em pesquisa, em colaboração, em desafios, jogos, múltiplas linguagens” (MORAN, 2009).
            Atendendo a esta necessidade, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE)  de Três Lagoas, numa junção de forças: professores multiplicadores, tutores/formadores e professores gerenciadores de tecnologias e recursos midiáticos (PROGETEC), por meio desse curso, pretende manter um diálogo com você visando muni-lo de conhecimentos tecnológicos para que posso apropriar-se das tecnologias úteis a elaboração do seu plano e, ao mesmo tempo, inseri-la em seu planejamento docente.
           Convido você a embarcar em mais esta aventura do conhecimento. Em nosso percurso, discorreremos sobre o que é planejamento tendo como aliado os recursos tecnológicos e midiáticos como ferramenta para a otimização no plano de aula do professor. Que tal iniciar com nos questionando sobre o que é planejar? O que pensam os teóricos? Em educação, o que é planejar? Inserimos as tecnologias no nosso planejamento?

Vamos ao vídeo:

Quais são os desafios para aliar tecnologia à educação?




1.2 Conceito de planejamento

O que é planejamento?

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”
                                                                                                                                        Lucas 14:28-30


                  Transformar sonhos em realidades eis um desejo tão antigo quanto a humanidade. Diariamente nos deparamos com situações que necessitam de planejamento mesmo que não delineadas em situações concretas.  Em nosso cotidiano estamos sempre agindo sobre algo que, de alguma forma já foi planejado.            
                O simples ato de levantar, tomar banho, ir as compras, trabalhar são ações já planejadas em outros momentos. Essas tarefas, muitas já automatizadas em nosso cérebro, são executas sem a percepção de que já foram planejadas. O ato de planejar, seja ele mental, oral ou sistematizado sempre delineia ações que buscam trazer bons resultados.

O que pensam os teóricos?

    Baffi (2001) salienta que planejar, em sentido amplo, é um processo que “visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro”;
    (OLIVEIRA.2007, p.21) entende-se que planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir.



1.3 Aspectos do planejamento escolar



Material produzido por: Neuraci Vasconcelos Reginaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário